Abdominoplastia

“A perda de gordura para homens ou mulheres, muitas vezes, resultam em flacidez, principalmente na região abdominal”

A perda de gordura para homens ou mulheres, muitas vezes, resultam em flacidez, principalmente na região abdominal. Mulheres que adquiriram muito peso durante a gestação e/ou volume na região do abdômen, também recorrem a cirurgia plástica de abdominoplastia.

É importante ressaltar que toda a cirurgia que implica em remoção de pele, o paciente deve necessariamente perder peso durante o pré-operatório, gerando flacidez que será removida na cirurgia plástica. É um equívoco o paciente perder peso somente após realizar a cirurgia plástica, o surgimento de flacidez irá gerar frustração com o resultado após a realização da cirurgia plástica.

Outro equívoco é imaginar que a cirurgia plástica tem como intuito a remoção das estrias.

É comum o paciente desejar que todas as estrias sejam removidas, porém as que já existiam nas áreas adjacentes à cirurgia permanecerão. “O objetivo não é eliminar as estrias, as que estavam na região da cirurgia até serão removidas, mas a incisão respeita as técnicas cientificas e a literatura médica, não permitindo qualquer outra remoção além da prevista”, explica o Dr. Cesconetto.

A cirurgia plástica de abdominoplastia é realizada com um corte longo que vai de flanco a flanco (região popularmente chamada de “pneuzinho”) na região pubiana, logo acima dos órgãos genitais. Com isso, o cirurgião plástico tem acesso aos músculos abdominais para poder aproximá-los e fechá-los, deixando a parede abdominal mais firme.

No pós-operatório, durante alguns dias, a paciente estará acompanhada de um dreno para extrair o líquido que se forma abaixo da pele, evitando a formação de seroma. Sessões de drenagem linfática são essenciais, já que diminuem o inchaço da região, ajudam na reabsorção dos hematomas e facilitam a cicatrização e a recuperação mais rápida. 

“Deve-se realizar as drenagens linfáticas somente com uma fisioterapeuta dermato-funcional”, lembra o Dr. Cesconetto.

A cirurgia plástica de abdominoplastia também pode ser associada a de lipoaspiração, enquanto uma corrige a flacidez e elimina o excesso de pele, a outra remodela o contorno do corpo.

Deixe seu comentário