CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA--DR-FABIO-CESCONETTO-ABDOMINOPLASTIA-19.01.21

Como é a recuperação da abdominoplastia?

O pós-operatório da abdominoplastia requer repouso durante os primeiros 10 dias e a recuperação total demora cerca de 2 meses. No entanto, algumas pessoas fazem abdominoplastia e lipoaspiração do abdômen ou mamoplastia ao mesmo tempo, sendo a recuperação um pouco mais demorada e dolorosa.

Após a abdominoplastia é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz.

Pode-se colocar almofadas nas costas, ajudando a elevar o tronco, e por baixo dos joelhos, para levantar as pernas. Deve-se manter esta posição pelo menos 15 dias ou até se deixar de sentir desconforto.

Ao andar, deve-se dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga como se a estivesse segurando, já que esta posição dá maior conforto e alivia a dor, devendo ser mantida durante os primeiros 15 dias ou até se deixar de sentir dor.

Além disso, ao sentar-se, deve-se optar por uma cadeira, evitando os bancos, encostando-se totalmente e apoiando os pés no chão.

Depois da cirurgia plástica é colocada uma malha pós-cirúrgica que só deve ser tirada para o banho. Para manter a higiene mínima, pode-se lavar o corpo com uma esponja, pedindo a ajuda de um familiar para não se fazer esforço.

A malha pós-cirúrgica é colocada para comprimir o abdômen, dar conforto, facilitar os movimentos, evitando complicações como o seroma, que é o acúmulo de liquido junto à cicatriz.

Após a abdominoplastia é normal sentir dor na barriga devido à cirurgia plástica e dor nas costas, pois passa-se alguns dias sempre deitado na mesma posição. Para aliviar a dor do abdômen é fundamental tomar os remédios prescritos pelo cirurgião plástico, cumprindo as quantidades e horas indicadas.

O exercício é muito importante para evitar a formação de coágulos, sendo por isso, recomendado movimentar as pernas e os pés de 2 em 2 horas, além de massagear as pernas de manhã e à noite. No caso de se conseguir andar sem dor, deve-se caminhar várias vezes por dia, devagar, com roupa confortável.

Depois da cirurgia plástica ao abdômen deve-se ficar 4 horas sem comer nem beber para evitar náuseas e vômitos, já que o esforço para vomitar pode abrir a cicatriz. Depois pode comer torradas ou pão e beber chá, caso não tenha vomitado.

No dia seguinte à cirurgia plástica deve-se manter uma alimentação leve, optando por alimentos cozidos ou grelhados e sem molhos ou condimentos. Além disso, é fundamental beber muita água ou chá e comer frutas e legumes para evitar a prisão de ventre que aumenta a dor no abdômen.
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 16670

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment