CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA-EM-SAO-PAULO-DR-FABIO-CESCONETTO--ABDOMINOPLASTIA

Quais os cuidados para realizar uma lipoabdominoplastia segura?

A lipoabdominoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na associação da lipoaspiração e a abdominoplastia. É indicada em pacientes que possuem camada de gordura e flacidez de pele no abdome. Além de “esticar” a pele da barriga, diminui a espessura da gordura abdominal deixando o corpo com um contorno mais harmônico.

Porém não é possível retirar toda a gordura do abdome, devendo se preservar uma camada de gordura próxima a pele, com intuito de evitar retrações. O volume máximo a ser aspirado de acordo com normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é de até 7% do peso corporal do paciente.

Não se deve esperar milagres. Sendo uma cirurgia plástica que retira determinada quantidade de pele e de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente.

É recomendado que se pare o uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, pelo menos 10 dias antes da realização da cirurgia plástica. Porém seu uso não impede que se realize o procedimento cirúrgico.

O Anticoncepcional é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento dos fenômenos tromboembólicos (trombose e embolia) e a suspensão do seu uso diminui significativamente a ocorrência de tais problemas. Caso a paciente opte em não parar de tomar é extremamente importante que relate ao cirurgião plástico a sua decisão.

O cigarro é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de complicações cirúrgicas. Acarretando problemas tanto durante a cirurgia plástica, quanto no pós-operatório. Necrose de pele, deficiência da cicatrização, abertura de pontos, além destas inúmeras e outras complicações cirúrgicas podem ser causadas pelo fumo.

A suspensão do cigarro, para que diminua significativamente a chance destas complicações deve ser feita com 30 dias de antecedência. O ideal é que a paciente não fume até o 30º dia de pós-operatório, pois neste período o fumo aumenta bastante a chance de queloides e cicatrizes hipertróficas.

Caso a paciente opte por não parar de fumar, tem que estar ciente que está aumentando e muito o risco de complicações e de resultados indesejados.