clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto-abdominoplastia-tudo-o-que-voce-precisa-saber

Tudo o que você precisa saber sobre abdominoplastia.

A abdominoplastia visa o tratamento do excesso de flacidez da pele do abdome que tem entre as suas principais causas: o emagrecimento e a gravidez. Na maioria das pacientes, a lipoaspiração associada está indicada para um melhor resultado do contorno corporal. A cirurgia plástica sempre deixa uma cicatriz visível, com tamanho variável de acordo com o excesso de pele retirado, e normalmente em locais coincidentes com a marca de roupas íntimas das pacientes.

A gravidez após a abdominoplastia não é contra-indicada formalmente, porém há importante prejuízo do resultado estético obtido com a cirurgia plástica.

Além dos exames, é importante que a paciente esteja com peso dentro do IMC (Índice de Massa Corporal) normal ou o mais próximo possível. A obesidade é um fator de risco a mais para complicações cirúrgicas. E, ao contrário do que muitos pacientes pensam, a abdominoplastia não visa o emagrecimento.

Outro item importante na segurança da cirurgia plástica é O tabagismo. O cigarro dificulta a cicatrização, favorece riscos no pós-operatório. É imprescindível que ele seja suspenso por pelo menos 60 dias antes da cirurgia plástica. Com a ressalva de que a suspensão não cessa os malefícios do uso anterior, apenas diminui a probabilidade dos possíveis efeitos de complicações.

Além do excesso de pele removido, a diástase (afastamento) do músculo reto abdominal também é tratada através da sutura deles.

Os cuidados do pós-operatório exigem uma ligeira curvatura do tronco com progressão gradual nos primeiros dias. O uso de malha pós-cirúrgica durante todo o dia por 30 dias.

São solicitadas um mínimo de 10 sessões de drenagem linfática e quando a abdominoplastia for associada à lipoaspiração, esse número sobe para 20 sessões mínimas.