Pós-Operatório

Cuidados

Os cuidados com o pós-operatório começam imediatamente após a cirurgia plástica para evitar inflamações, inchaços e cicatrizes hipertróficas ou quelóide.

Tão logo a cirurgia plástica termina é realizado o curativo e veste-se a malha modeladora pós-operatória, que contribui para uma boa cicatrização, protegendo a pele da região operada e restabelecendo os tecidos.  Ainda no hospital a paciente será medicada para evitar dores e inflamações.

Repouso

É importante providenciar a medicação indicada pelo cirurgião plástico e quando chegar em casa a paciente já iniciar as doses, seguindo as instruções de cada remédio”, alerta o Dr. Fabio Cesconetto.

A higiene é parte importante do processo pós-operatório. O banho necessita do auxílio de alguém nos primeiros dias. Deve-se lavar a região operada com água e sabão suavemente como se estivesse realizando uma massagem. Após o banho, secar bem e aplicar as pomadas indicadas pelo cirurgião plástico finalizam adequadamente o procedimento.

Alimentação

Outra ressalva importante é em relação à alimentação. Leite, iogurte, laranja e abacaxi, por exemplo, são importantes na recuperação após  a cirurgia plástica, facilitam a formação do tecido e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Carnes magras, como frango e peixe; legumes, como brócolis, espinafre, beterraba, cenoura e tomate, além de frutas, como a manga; e alimentos ricos em ferro (fígado, feijão, grão de bico, gema de ovo) são indicados.

“Já o açúcar e seus derivados, frituras, carnes gordurosas, carne de porco e carnes processadas, como salsicha e linguiça, podem prejudicar a cicatrização, uma vez que o açúcar e a gordura industrializada aumentam o risco de inflamação no organismo, dificultando a circulação do sangue, essencial para que os nutrientes cheguem à ferida e cicatrize o tecido”, esclarece o Dr. Cesconetto.

Sessões de drenagem linfática completam os cuidados no pós-operatório, mas é importante que seja realizada por uma profissional fisioterapeuta dermato-funcional para não comprometer o resultado estético da cirurgia plástica, principalmente a aparência da cicatriz.