Pré-Operatório

Consulta & Alimentação

Após a consulta com o cirurgião plástico é recomendável a paciente tomar as providências do pré-operatório. Agendar a data dos exames médicos e o retorno é o primeiro passo.
 

É importante que a paciente não descuide da alimentação. Problemas como a anemia e a falta de vitaminas podem atrapalhar a cicatrização e até proporcionar sangramentos”, ressalta Dr. Fabio Cesconetto.

 
 

Cigarro

Para os(as) fumantes, vale ressaltar que a nicotina é vasoconstritora e prejudica a circulação. Além disso, as toxinas comprometem a oxigenação do sangue. 
“Tais fatores aumentam o risco de necrose (morte do tecido), comprometendo significativamente a cicatrização.

Outro fator preocupante é o risco de trombose e embolia pulmonar. Recomenda-se parar de fumar, no mínimo 30 dias antes da data da cirurgia plástica”, conclui Dr. Cesconetto.

Medicamentos

Medicamentos derivados do ácido acetil salicílico, como aspirina, prejudicam a coagulação, elevando o risco de hematomas. Outros medicamentos a base de vasodilatadores também devem ser evitados por aumentarem o sangramento.   

O Dr. Cesconetto também chama a atenção para a não suspensão do uso de anticoncepcionais, devido a reintrodução precoce da medicação (em até 3 meses após a cirurgia plástica) aumentar significativamente o risco de trombose venosa e embolia pulmonar.

Deixe seu comentário