clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo--alimentaçao-no-pos-operatorio

Alimentação no pós-operatório de cirurgia plástica

Não é só de medicamento que se faz um bom pós-operatório de cirurgia plástica. A alimentação também é importante para a recuperação e deve seguir prescrição médica, que varia de acordo com o procedimento cirúrgico realizado. De modo geral, neste momento é recomendado optar por comidas leves, para que o organismo foque sua energia na regeneração dos tecidos e não na digestão. Além disso, alimentos ricos em proteínas e fatores cicatrizantes também são indicados no pós-operatório. Não vale esquecer da vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças neste período em que está mais fragilizado.

Uma dieta pouco nutritiva que não contenha uma boa proporção de vegetais e proteínas de qualidade poderá retardar o processo de cicatrização e até mesmo favorecer o surgimento de inflamações. Por outro lado, uma alimentação com ingredientes naturais – frutas, verduras, legumes, gorduras boas e proteínas magras – que forneça muitas vitaminas e minerais, irá facilitar a cicatrização, reduzindo o tempo necessário para o tecido se recuperar e diminuindo a incidência de cicatrizes.

Doces, frituras, café, álcool, refrigerantes e outros alimentos processados também devem ser evitados por todos aqueles que acabaram de passar por um procedimento cirúrgico, uma vez que esses alimentos não só contribuem para as inflamações e nutricionalmente quase não contêm vitaminas e sais minerais e são calóricos.