clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-Alimentos-que-ajudam-na-cicatrização-após-a-cirurgia-plástica

Alimentos que ajudam na cicatrização após a cirurgia plástica

Além dos medicamentos normalmente usados para estimular a recuperação no pós-operatório, também é importante saber que há alguns alimentos que ajudam na cicatrização após a cirurgia plástica.

Brócolis, repolho e couve são ricos em antioxidantes, contêm compostos enxofrados bioativos, que auxiliam na desintoxicação do fígado – isso é bom para quem recebeu anestesia ou está tomando remédios contra inflamações e infecções.

Frutas vermelhas contêm flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório. Além disso, morango, amora, framboesa e cereja, por exemplo, possuem um antioxidante natural capaz de reforçar a defesa do corpo contra as infecções e, ainda, manter a elasticidade da pele.

Já as frutas cítricas são ricas em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que tem ação na formação das fibras de colágeno e, com sua ausência, aumenta os riscos de hemorragias e de ruptura cicatricial. Por isso, aposte em laranja, abacaxi, limão, caju, pêssego, tangerina e ameixa.

A vitamina A evita a ação prejudicial dos corticoides nas cicatrizes, assim como a vitamina B. O cobre, o ferro e o zinco são elementos envolvidos em várias etapas da cicatrização e, portanto, necessários. Invista em ovo, manga, cenoura, fígado, agrião, salmão, batata e leite. O importante é manter uma dieta saudável e balanceada.