Alguns alimentos devem ser evitados antes e depois de uma cirurgia plástica, são aqueles que podem intensificar o processo inflamatório, prejudicar a cicatrização ou dificultar a absorção de nutrientes. Cabe ao médico cirurgião plástico responsável orientar o paciente quanto à alimentação que este deve seguir, para uma melhor recuperação.
Gordura saturada, açúcar, alimentos industrializados com corantes e conservantes químicos, prejudicam a cicatrização.
A carne de porco e o camarão são alimentos que favorecem a inflamação da pele, prejudicando a cicatrização das feridas cirúrgicas, além de aumentar os riscos de formação de queloide (cicatrização com uma quantidade elevada de colágeno).
No reino das frutas, cabe ressaltar, a exceção é o abacate. A fruta tem substâncias que diminuem a ação da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno e afeta o equilíbrio perfeito entre a fabricação e a quebra dessa proteína, o que pode servir de estopim, também, para o surgimento de queloide.
A soja possui fito-hormônios chamados isoflavonas, que estimulam a liberação de substâncias que podem aumentar a inflamação. Pimenta, chá preto, café e bebidas com cafeína, dificultam a absorção de nutrientes, essenciais para a recuperação da cirurgia plástica.