Dr. Fabio Cesconetto

Alimentos que devem ser evitados no pós-operatório de cirurgia plástica

Alguns alimentos devem ser evitados antes e depois de uma cirurgia plástica, são aqueles que podem intensificar o processo inflamatório, prejudicar a cicatrização ou dificultar a absorção de nutrientes. Cabe ao médico cirurgião plástico responsável orientar o paciente quanto à alimentação que este deve seguir, para uma melhor recuperação.

Gordura saturada, açúcar, alimentos industrializados com corantes e conservantes químicos, prejudicam a cicatrização.

A carne de porco e o camarão são alimentos que favorecem a inflamação da pele, prejudicando a cicatrização das feridas cirúrgicas, além de aumentar os riscos de formação de queloide (cicatrização com uma quantidade elevada de colágeno).

No reino das frutas, cabe ressaltar, a exceção é o abacate. A fruta tem substâncias que diminuem a ação da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno e afeta o equilíbrio perfeito entre a fabricação e a quebra dessa proteína, o que pode servir de estopim, também, para o surgimento de queloide.

A soja possui fito-hormônios chamados isoflavonas, que estimulam a liberação de substâncias que podem aumentar a inflamação. Pimenta, chá preto, café e bebidas com cafeína, dificultam a absorção de nutrientes, essenciais para a recuperação da cirurgia plástica.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment