clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr.-fabio-cesconetto

Cirurgia plástica combinada traz mais vantagens do que riscos.

Nem todo procedimento cirúrgico tem indicação para ser realizado concomitantemente a outras cirurgias. Os pacientes que podem ser submetidos a múltiplos procedimentos, como abdominoplastia, lipoaspiração e colocação de próteses mamárias, por exemplo, têm de ser selecionados minuciosamente, levando-se em conta tanto critérios clínicos como fatores físicos.

Os benefícios que devem ser considerados, como um período único de recuperação, custos reduzidos e a rápida gratificação do paciente. Os benefícios físicos são mais óbvios, na medida em que os resultados podem ser comprovados ainda na fase de recuperação, mesmo em meio a inchaços e hematomas.

Toda cirurgia plástica envolve os mesmos riscos de qualquer cirurgia, como a reação de cada paciente à anestesia ou mesmo as chances de infecção e complicações pós-cirúrgicas. Essa é outra vantagem da cirurgia combinada, porque o paciente não se expõe a riscos duas ou três vezes. Ao contrário, desde que seja bem planejada por um profissional competente e o paciente atenda às indicações cirúrgicas, o resultado tende a ser bem sucedido.

É importante, também, de somente realizar cirurgias plásticas (combinadas ou não) em hospitais que tenham Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por estarem mais preparados para intercorrências que, embora raras, podem acontecer.