Loading

Para garantir a melhor cicatrização possível dos pontos cirúrgicos, o paciente deve tomar bastante cuidado como qualquer tipo de atividade que possa forçar a área operada.

Quem fez cirurgia plástica mamária precisa evitar qualquer sobrecarga dos braços, excesso de amplitude dos movimentos na região, como lavar os próprios cabelos e até mesmo bolsas, malas ou mochilas penduradas nos ombros. Crianças no colo também devem ser evitadas, para não abrir os pontos e prejudicar a cicatrização. gerando uma cicatriz não estética.

Na abdominoplastia o paciente precisa andar curvado por um período, em torno de 2 a 3 semanas, para não esticar a região até que esteja totalmente cicatrizada e com uma evolução favorável.

Caso ande ou se deite de forma esticada, precocemente, forçará a cicatriz e poderá trazer não só complicações como provocar dor e atraso no processo de cicatrização, até prejudicar o resultado da cirurgia plástica, necessitando de um futuro retoque de cicatriz.

O processo de cicatrização adequado é uma cicatriz final clara e plana na região. Mas quando há um desenvolvimento anormal pode ser identificada como uma cicatriz hipertrófica (desproporcional e com relevo), que necessitam de tratamento.

Uma cicatriz hipertrófica há a possibilidade de retroceder com o tempo e voltar a uma cicatriz normal ou próxima do normal, sem haver a necessidade de um tratamento.

Para qualquer procedimento cirúrgico o ferimento precisa estar sempre limpo, seco e coberto, livre de qualquer sujeira ou contato com animais de estimação, para não gerar infecções.

Visando uma cicatrização eficaz, o ferimento precisa estar com curativo bem-feito e protegido por cima, com bandagens cirúrgicas de algodão, para evitar o contágio de microrganismos e sujeiras. Para lavar a cicatriz use sabonete líquido neutro e água corrente, não muito quente.

O resultado positivo de uma cirurgia plástica não é definido quando o paciente tem alta, mas sim após sua recuperação plena do procedimento, o que inclui a cicatrização dos pontos.

Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 16670

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)
Cirurgia Plástica em São Paulo | Cirurgião Plástico em São Paulo

Shopping Basket