clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto-cuidados-na-cirurgia-do-seu-pos-operatorio

Cuidados pós-operatório de sua cirurgia plástica.

Especialmente quando a recuperação é feita em casa, é importante saber exatamente como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico, pois, geralmente, estes cuidados variam de acordo com a cirurgia plástica que foi realizada.

O curativo protege a cicatriz da cirurgia plástica de infeccionar e deve ser trocado de acordo com a indicação do cirurgião plástico. A paciente deve verificar se o curativo está sujo ou se a cicatriz tem mau cheiro e está liberando pus, pois estes são sinais de infecção da cicatriz e, se for esse o caso. Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz.

Além disso, se o curativo não for impermeável, é importante não o molhar durante o banho, protegendo-o porque a entrada de água na cicatriz pode causar infecção na ferida.

O que se deve comer no pós-operatório são alimentos de fácil digestão, em pequenas quantidades e com poucas fibras para diminuir o volume das fezes e para que o paciente não tenha que se esforçar para evacuar. A primeira refeição após a cirurgia plástica deve ser líquida porque o paciente ainda deve se sentir nauseado devido a anestesia. Uma sopa de legumes batida no liquidificador ou um suco de frutas com bolacha esfarelada pode ser uma boa opção. Em relação a água é importante beber água sempre que tiver sede.

No segundo dia do pós-operatório a alimentação já não precisa ser líquida e deve-se investir nos alimentos cicatrizantes para facilitar a recuperação. Bons exemplos são iogurte, carnes e frutas ricas em vitamina C como o morango. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces, para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, deve evitar ingerir bebidas alcoólicas e fumar.

Depois de uma cirurgia plástica, o repouso é recomendado para evitar que os pontos da cicatriz saiam e a cicatriz se abra, e o cirurgião plástico deve indicar quanto tempo de repouso o indivíduo deve ficar, de acordo com a cirurgia plástica. Durante este tempo, o indivíduo não deve fazer esforços, levantar pesos, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercício físico até a liberação do cirurgião plástico.