CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA-DR-FABIO-CESCONETTO-POS-OPERATORIO-CUIDADOS

Quais são os principais cuidados no pós-operatório de uma cirurgia plástica?

O período de descanso é necessário após qualquer procedimento cirúrgico, para evitar que os pontos se abram ou saiam do lugar. O tempo é sempre indicado pelo cirurgião plástico, de acordo com a cirurgia plástica realizada. É necessário cumprir adequadamente o repouso e realizar apenas as atividades que o cirurgião plástico permitir.

A paciente não pode fazer esforços, ter relações sexuais, dirigir, levantar pesos ou fazer atividades físicas. Geralmente, atividades mais intensas, como musculação e natação, só podem ser feitas após 90 dias da cirurgia plástica. Porém, com 30 dias você já poderá realizar algumas atividades do cotidiano, como dirigir e trabalhar.

Após a cirurgia plástica, o cirurgião plástico marcará consultas de pós-operatório para acompanhar de perto a sua recuperação. Lembre-se de não faltar a nenhuma dessas consultas, pois o cirurgião plástico avaliará se está tudo normal e receitará medicação, caso seja preciso.

Normalmente, os cirurgiões plásticos prescrevem analgésicos para combater as dores que podem surgir durante a recuperação. Não se automedique, tome apenas as medicações indicadas pelo cirurgião plástico e, se a dor não passar procure o seu cirurgião plástico, principalmente se a dor for acompanhada de febre acima de 38ºC, falta de ar ou diarreia.

Para certas cirurgias plásticas, como lipoaspiração e abdominoplastia, recomenda-se que a paciente use a cinta modeladora pós-cirúrgica. Ela auxilia na compressão entre pele e tecidos, evitando o acúmulo de líquidos embaixo da pele. Sem o uso da cinta, esses líquidos acumulados prejudicam a cicatrização da área operada e causam flacidez na pele, o que compromete o resultado final da cirurgia plástica.

Primeiro, não se esqueça de tomar muita água e sucos naturais sem adição de açúcar. A hidratação é muito importante durante o pós-operatório e age contra a retenção de líquidos. Também consuma fibras, presentes em muitas frutas e vegetais, pois elas farão com que seu intestino, que vai estar meio preguiçoso, trabalhe melhor. Mas não exagere.

Evite doces e chocolates, pois são alimentos muito gordurosos que podem atrapalhar o processo de digestão e atrasar a sua recuperação. Também não ingira alimentos industrializados, com gorduras trans, saturadas e excesso de sódio, como salgadinhos, bolos, pratos congelados, bolachas recheadas, entre outros. Em caso de dúvida, converse bastante com o seu cirurgião plástico, ele lhe dará todos os detalhes sobre a alimentação adequada.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment