clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto-Fotos-de-antes-e-depois-exposição-desnecessária-que-pode-causar-constrangimento-ao-paciente.-12.01.21

Fotos de antes e depois: exposição desnecessária que pode causar constrangimento ao paciente.

As fotos antes e depois causam polemica na medicina, pois o Conselho Federal de Medicina tem normas que proíbem a prática. Especificamente o Código de Ética Médica e a Resolução 1974/2011 trazem as regras para a publicidade médica.

O principal motivo pelo qual o Conselho Federal de Medicina estabelece a proibição de publicação das fotos antes e depois é a valorização da conduta ética no exercício da medicina. Além disso, o Conselho tenta preservar o paciente por danos decorrentes de abusos do uso de sua imagem.

De acordo com o artigo 3º da Resolução 1974/2011, é vedado ao médico expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do paciente. A ressalva fica por conta do uso dessa exposição para fins científicos em congressos e eventos médicos (art. 10). Ou seja, as fotos de antes e depois, abordadas no art. 13, §3º da resolução, podem ser utilizadas, somente, nesses casos.

Outro motivo para proibir a divulgação dessas fotos é evitar a autopromoção e o sensacionalismo (art. 9º), porque pode induzir a promessas de resultados.

A ideia não é censurar a atividade do profissional, mas estabelecer parâmetros para uma prática ética e saudável, evitando abusos e exposição desnecessária que podem gerar constrangimento ao paciente.

O médico deve sempre informar aos pacientes sobre um procedimento. No entanto, não pode fazer comparação utilizando fotos de antes e depois sobre um procedimento ou cirurgia. Isso é proibido do ponto de vista ético, pois gera uma promessa de resultado e ignora ocorrências adversas que podem ocorrer.

Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 16670

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment