trambose final

O seu cirurgião plástico é membro da SBCP e tem RQE?

É considerável o número de pessoas que ficam insatisfeitas com o resultado de uma cirurgia plástica ou outro procedimento estético. Tanto é que muitos médicos se dedicam a cirurgias corretivas, aquelas que alteram o resultado da primeira intervenção cirúrgica. Muitas vezes, isso acontece por conta de a falta de cuidado na hora escolher um cirurgião plástico.

Nem todo médico é qualificado ou experiente em todos os procedimentos. De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o CREMESP, cerca de 97% dos médicos que respondiam a processos éticos-profissionais relacionados a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuíam título de especialista na área (RQE – Registro de Qualificação de Especialista).

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que todos os pacientes sigam alguns critérios para sua própria segurança. O primeiro é checar se o médico responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região em que atua e se, de fato, é habilitado em cirurgia plástica.

Além disso, recomenda-se pesquisar no site da SBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se o profissional é filiado à entidade. É uma forma de o paciente resguardar-se e realizar a sua cirurgia plástica com um médico certificado com registro de qualificação de especialista em cirurgia plástica (RQE).

Na formação de um cirurgião plástico, são 11 anos de estudo: 6 anos como médico, 2 em cirurgia geral e mais 3 anos em cirurgia plástica. Então, é muito clara a diferença entre um profissional que se prepara durante 11 anos para exercer aquela especialidade e outro que não está habilitado.

Em uma busca rápida nas redes sociais, é possível encontrar imagens de antes e depois de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Essa divulgação, no entanto, é proibida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O objetivo da resolução do CFM é preservar a integridade do paciente, coibir o sensacionalismo e a autopromoção.

Quando essa é a única forma de um cirurgião plástico comprovar sua experiência, os especialistas recomendam que os pacientes desconfiem. Agende uma consulta para tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica antes de realizá-la e desconfie de profissionais que cobram valores muito abaixo do mercado.

Cirurgia plástica não é um procedimento emergencial, portanto, recomenda-se que o paciente não tenha pressa, planeje e pesquise bem sobre o procedimento, o profissional e o local que será realizado.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment