clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo---dr.-fabio-cesconetto---cirurgia-plastica-combinada

Quais os riscos e benefícios da cirurgia plástica combinada?

A maior preocupação das pacientes é saber se o tempo maior de anestesia pode causar complicações. A cirurgia plástica combinada, quando o cirurgião plástico realiza mais de um procedimento no mesmo tempo cirúrgico, não indica agravamento de riscos quanto a anestesia.

O maior benefício que deve ser considerado é o período único de recuperação e custos com o pós-operatório reduzidos. Os benefícios físicos são mais óbvios, na medida em que os resultados podem ser comprovados ainda na fase de recuperação, mesmo em meio a inchaços e hematomas.

Nem todo procedimento cirúrgico tem indicação para ser realizado concomitantemente a outras cirurgias plásticas. Os pacientes que podem ser submetidos a múltiplos procedimentos, como abdominoplastia, lipoaspiração e colocação de próteses mamárias, por exemplo, têm de ser avaliados minuciosamente, levando-se em conta tanto critérios clínicos como fatores físicos.

É necessário garantir que o paciente esteja em ótimo estado clínico e com peso estável por um período razoável, além de não apresentar doenças associadas. Desde que seja bem planejada por um profissional competente e o paciente atenda às indicações cirúrgicas, o resultado tende a ser bem sucedido.

Chamando atenção para a importância, também, de somente realizar cirurgias plásticas, combinadas ou não, em hospitais que tenham Unidade de Terapia Intensiva – U.T.I., por estarem preparados para intercorrências que, embora raras, podem acontecer.