clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr.-fabio-cesconetto---pre-operatorio--complicaçoes-em-cirurgia-plástica

Quais precauções devem ser tomadas para fugir das complicações em cirurgia plástica?

Qualquer tipo de cirurgia é invasiva e oferece riscos. No entanto, tomando as medidas necessárias, muitos perigos podem ser evitados. Apesar de muitos consultórios e clínicas realizarem procedimentos estéticos diariamente, toda cirurgia, seja plástica ou não, deve ser feita em um centro cirúrgico. Somente esses lugares têm os equipamentos e o suporte necessários. É importante perguntar se existe uma U.T.I. no hospital em que vai se submeter a cirurgia plástica.

Outra dica fundamental é prestar atenção aos medicamentos que podem causar complicações. Uma paciente que, por qualquer motivo, use anticoagulante, precisa suspender a medicação antes de realizar o procedimento. Muitas vezes, as pessoas tomam uma substância desse tipo mesmo sem saber. Entre alguns dos remédios e plantas comumente utilizados que têm essa função estão o ginkgo biloba, arnica e até o AAS infantil.

Qualquer paciente precisa se submeter a exames laboratoriais e de imagem para identificar possíveis problemas, tão importante quanto os exames é o histórico. Se a pessoa tem sangramentos enquanto escova os dentes, ou feridas que não coagulam em cinco minutos, isso pode ser indício de que há algo errado que pode comprometer a cirurgia plástica. Muitas vezes, isso não aparece no resultado de um exame. É claro que é importante, mas também é fundamental perguntar ao paciente sobre os medicamentos utilizados e o histórico.

Na hora de escolher um médico para realizar a sua cirurgia plástica procure um profissional que seja cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fazendo tudo isso, o risco de algo dar errado em uma cirurgia plástica é menos de 1%. Quanto mais se abre mão das precauções, esse número vai se multiplicando.

Segunda à Sexta 12 às 21 horas