clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo---dr.-fabio-cesconetto--

Qual o lugar ideal para fazer cirurgia plástica: em hospital ou em clínica?

Essa é uma decisão que impacta até mesmo na escolha do seu cirurgião plástico. Cirurgia plástica não é um procedimento de baixa complexidade, por isso, necessita de estrutura e equipamentos de um centro especializado.

Cabe ao próprio cirurgião plástico sugerir um ambiente equipado para reverter eventuais assistências emergenciais. O avanço tecnológico da cirurgia plástica e a especialização profissional da área são considerados pontos positivos para a redução de riscos cirúrgicos, que correspondem a uma porcentagem mínima.

Outro fator que precisa ser enfatizado é que o organismo de cada indivíduo é diferente, portanto, nada garante que não seja necessário suporte hospitalar durante a cirurgia plástica.

Há casos em que a complicação se dá por reação à anestesia, por sangramentos incontroláveis e pelo histórico de pressão arterial. Pode não parecer, mas são casos em que equipamentos hospitalares e a equipe médica são determinantes para a manutenção da saúde do paciente.

Levando isso em consideração, a própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se posiciona a favor de intervenções plásticas em hospitais. Apenas pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em clínicas, como uma remoção de pinta, por exemplo. Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, já que em caso de complicações é muito importante contar com uma boa infraestrutura.

Portanto, caso o cirurgião plástico, que você passou em consulta, realize cirurgia plástica em clínica ou ambientes parecidos com hospitais, averigue junto a ele quais os procedimentos tomados para o caso de emergências, questione sobre disponibilidade de transporte de transferência para hospitais. Se certifique quanto à estrutura e equipamentos para socorrer antes do encaminhamento para um hospital. Não coloque sua vida em risco.