Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) conceda a permissão para que qualquer médico formado possa realizar qualquer ato médico, o título de especialista para cirurgia plástica eleva o nível de qualidade e segurança do procedimento.
Isso porque os cirurgiões plásticos dedicam 11 anos de sua vida aos estudos dessa especialidade. Depois de concluir a faculdade de Medicina, o cirurgião plástico deve fazer outra formação específica.
Durante dois ou três anos o médico passa pela residência em cirurgia geral. Após este período, ele dedica mais três anos de estudos para a residência médica em cirurgia plástica.
Após as formações devidas, o profissional deverá ser aprovado em uma avaliação escrita e outra oral, aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Só então ele será considerado um especialista em cirurgia plástica.
Assim, a certificação pela SBCP funciona como uma segurança para o paciente. Todo esse período de formação indica que o profissional teve acesso às devidas informações de maneira certificada e rigorosa, e então encontra-se habilitado para realizar todo o tipo de cirurgia plástica.
Da mesma forma, o médico trabalha sob um código de ética, realizando procedimentos cirúrgicos nas devidas instalações médicas credenciadas e autorizados pela Vigilância Sanitária.
É possível verificar a certificação de um cirurgião plástico online. Também é possível realizar essa consulta na página do Conselho Federal de Medicina (CFM), para verificar o seu registro de especialista. Dessa forma, as orientações evitam que a paciente faça a escolha errada.
A Resolução do CFM Nº 2.116/2015 não reconhece a medicina estética como uma especialidade médica. Da mesma forma, caso esses médicos atuem como cirurgiões plásticos infringirão o Código de Ética Médica, já que o mesmo proíbe os profissionais de anunciar títulos para os quais não possuem certificação válida.
Além de não ser considerado cirurgião plástico, o médico esteticista possui pouco conhecimento e capacitação na área. Dessa maneira, o domínio e o conhecimento das técnicas de cirurgia plástica que possuem nem se comparam a de um cirurgião especializado da área.
Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que reconhecem a Comissão Mista de Especialidades (CME), não consideram como especialidades médicas aquelas com um tempo de formação inferior há dois anos.
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 16670
Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)