CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA-EM-SAO-PAULO---DR.-FABIO-CESCONETTO---PROTESE-DE-SILICONE-5

Mitos e verdades sobre próteses mamárias.

Há alteração da sensibilidade das mamas?
Pode ocorrer uma perda de sensibilidade em alguns casos, que quando ocorre, frequentemente é temporária. Em raros casos ela pode ser permanente. Geralmente a sensibilidade retorna após alguns meses da cirurgia plástica.

A prótese de silicone pode romper ou estourar?
É raro, mas pode acontecer. Para isso, geralmente é necessário um trauma de alta energia, como um acidente automobilístico, por exemplo. A prótese de silicone é elástica, resistente e dificilmente se rompe.

As próteses de silicone precisam ser trocadas?
Sim. Como qualquer material há um desgaste natural da prótese de silicone e ela precisará ser substituída. Não há um tempo exato em que as próteses de silicone devem ser trocadas. O corpo de cada paciente reage de maneira diferente, sendo assim, cada paciente terá a necessidade de trocar a prótese de silicone em tempos diferentes conforme a sua evolução.

A prótese de silicone pode causar câncer?
Esse é o mito mais comum relacionado às próteses de silicone. Mas não é verdade! Não há relação entre o câncer de mama e o uso das próteses de silicone. Outra dúvida recorrente é se a prótese atrapalha a realização da mamografia, exame que rastreia o câncer de mama. O fato de ter prótese de silicone não altera o diagnóstico de patologias mamárias.

A cirurgia plástica atrapalha ou impede a amamentação?
Não há estudos que comprovem que a prótese de silicone atrapalhe o aleitamento materno. Além disso, as próteses de silicone são revestidas por uma cápsula resistente e o silicone interno é altamente coesivo, não vaza nem escorre. Dependendo da indicação individual de cada paciente, a prótese de silicone pode ser colocada atrás da glândula mamária ou atrás do músculo para não atrapalhar as futuras mães. Por isso, é importante conversar com o cirurgião plástico para decidir qual é a melhor indicação.

Há um limite de idade para colocar as próteses de silicone?
Não existe idade especifica pra colocar a prótese de mama, podendo ser antes ou depois dos filhos. Adolescentes acima de 16 anos podem realizar a cirurgia plástica desde que tenham autorização dos pais. Nesses casos, é fundamental a maturidade física, ou seja, aguardar o desenvolvimento completo mamário para que a cirurgia plástica seja realizada. Além disso, é preciso ter certeza que a adolescente tem maturidade psíquica e emocional para realizar o procedimento.

O organismo pode rejeitar a prótese de silicone?
Em casos extremamente raros, pode haver uma reação do organismo contra a prótese de silicone e sendo necessária a retirada da prótese.

O pós-operatório é complicado?
Não é verdade. Geralmente há apenas uma dor leve que pode ser combatida com analgésicos simples. É importante evitar deitar de bruços e movimentação excessiva dos braços. É preciso usar um sutiã compressivo (malha pós-cirúrgica) por dois meses e pode-se voltar as atividades habituais em torno de duas semanas. A atividade física de membros superiores deve ser evitada por dois meses.

Fonte: Hospital Sírio Libanês (16-01-2017).

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment