CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA-EM-SAO-PAULO-DR-FABIO-CESCONETTO-MULHERES-COM-PROTESE-DE-MAMA-PODEM-AMAMENTAR-18.12.2020

Mulheres com prótese de silicone podem amamentar?

O implante, em si, não impede a amamentação. O problema pode ocorrer no tipo de cirurgia plástica escolhida, que envolve o local do corte e a região onde o implante é colocado. Dependendo do procedimento, é possível ocorrer algum efeito sobre a produção ou escoamento do leite.

A prótese de silicone não altera a glândula responsável pela produção do leite materno. Contudo, algumas técnicas cirúrgicas são mais invasivas que outras e, embora não alterem a produção do líquido, podem lesionar alguns ductos. Qualquer cirurgia que envolva alterações no entorno da aréola acaba cortando a glândula mamária no meio, mas, ainda assim, grande parte dela fica sem ser manipulada.

É por este motivo que se recomenda que as mulheres que desejam colocar implantes de silicone e, ao mesmo tempo, pretendem ter filhos, conversem com o seu cirurgião plástico para ter plena certeza de que a técnica usada seja compatível com o aleitamento materno.
Existem outras cirurgias que dificultam de forma direta e bem mais recorrente a amamentação.

Como exemplo, temos a mamoplastia redutora, que se caracteriza pela redução e levantamento da mama, e que pode alterar a produção de leite devido ao seu alto grau invasivo. Já a prótese de silicone aumenta o tamanho e o formato dos seios, mas não necessariamente o sistema responsável pela produção e entrega do leite.

É bastante normal que a pele fique flácida após a amamentação. As glândulas que produzem leite armazenam uma relativa quantidade do líquido na mama, fazendo com que a pele estique. Ao final do processo, todo o líquido seca e os seios tendem a ficar menos firme.

Embora não seja uma obrigatoriedade, após o período de lactação da mulher, é possível trocar a prótese ou retirar parte da pele flácida. Em alguns casos, colocar um implante maior já é suficiente. Já em outras situações, é necessário retirar parte da pele. O ideal é sempre conversar de forma franca com o cirurgião plástico e indicar todas as necessidades e desejos em torno de uma nova cirurgia plástica.

Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 16670

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment