Os implantes de silicone duram para sempre?

Os implantes mamários não duram a vida toda. Quanto mais antigo o implante, mais provável o aparecimento de complicações. Uma em cada cinco pacientes, que recebeu implante para aumento dos seios, vai precisar removê-los em 10 anos após a cirurgia plástica.

As complicações mais frequentemente observadas em relação aos implantes de silicone são a contratura capsular (endurecimento da área ao redor do implante). As complicações incluem também ruptura do implante, rugas, assimetria de mamas, cicatrizes, dor e infecção.

Hoje, a técnica cirúrgica apresenta menos riscos, como o de redução de contratura capsular, popularmente chamada de encapsulamento. O problema acontece quando a membrana que se forma naturalmente ao redor da prótese se contrai, deixando a mama mais arredondada, dura, com aparência artificial e dolorida. Felizmente, quadros como esse são cada vez mais raros devido às novidades para facilitar e modernizar os procedimentos.

A evolução do silicone foi essencial para reduzir os casos de vazamento e de contratura capsular. No início, quando o material era líquido, a cada cem implantes realizados, um ficava duro. Mais tarde, quando ele se tornou gelatinoso, apenas uma prótese a cada mil colocadas endurecia. Hoje, devido ao aprimoramento do material, a chance de encapsulamento é mínima, menor que 1%. Mas a paciente precisa ser alertada que qualquer prótese pode ser rejeitada pelo organismo.

Por fim, é importante destacar também que o gel de silicone dos implantes não é fator de risco para o aparecimento do câncer de mama e a colocação de implantes de silicone não atrapalha a realização de exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment