clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto

Pode se fazer mamografia tendo próteses de silicone?

Pode e deve fazer a mamografia mesmo tendo a prótese de silicone. É sempre necessário que se avise ao operador sobre o implante de prótese de silicone, assim ele aplicará menos pressão.

A antiga preocupação de que a prótese de silicone pudesse causar câncer de mama está afastada. Embora a mamografia seja menos sensível nessas pacientes, a presença de um implante de prótese de silicone pode facilitar a detecção de um nódulo através da palpação.

A mamografia para quem tem prótese de silicone é feita de maneira diferente das mulheres que não possuem. Existem duas maneiras para a colocação do implante mamário, uma é atrás da glândula mamária e a outra é atrás do músculo peitoral. Quem decide como implantar é o cirurgião plástico dependendo de como quer deixar os resultados na paciente.

Para a facilitação da mamografia os implantes colocados atrás do músculo peitoral possibilitam melhor deslocamento para a exposição completa da glândula mamária ao se realizar a mamografia.

Com a prótese de silicone a mamografia precisa de um pouco mais de imagens. Por isso são oito radiografias, quatro de cada mama. Sendo quatro com a prótese de silicone e quatro com uma manobra para expor a maior quantidade possível de tecido mamário, essa técnica procura afastar a prótese de silicone para cima e para trás e assim é possível radiografar apenas o tecido mamário.

Quando o exame de mamografia é feito em clínicas confiáveis não existe risco de ruptura nas próteses de silicone. Entretanto, devemos informar que existe um risco mínimo da prótese de silicone estourar, por isso é importante sempre informar o técnico sobre a presença dos implantes de prótese de silicone antes de iniciar a mamografia. Com isso o técnico aplicará menos compressão no implante de prótese de silicone, proporcionando maior visualização da mama e tornando a mamografia mais segura e eficiente.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment