clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto-protese-de-silicone-20

Prótese de silicone: dúvidas frequentes (perfil, volume, ruptura e contratura capsular).

Para escolher uma prótese de silicone o cirurgião plástico leva em consideração o desejo da paciente, sua anatomia, suas medidas e o formato de sua mama, além disso analisa a melhor indicação para o resultado desejado, se será colocado atrás do músculo ou atrás da glândula mamária.

O perfil de um implante é a medida de sua altura (projeção a partir da base da prótese), sendo responsável pela projeção da mama para frente. A escolha entre os perfis é influenciada pela quantidade de flacidez da mama, dentre outros fatores.

Quanto mais alta a prótese de silicone, maior é a projeção que esta proporcionará e menor será sua largura. Duas próteses de silicone podem ter o mesmo tamanho (volume), mas podem ter perfis diferentes.

A importância desta informação está nos casos em que as pacientes têm como referência uma conhecida que colocou determinado volume e desconhecem o fato de haver uma diferença no que se refere ao perfil e a marca da prótese de silicone.

Atualmente as próteses de mama utilizam gel de silicone coesivo e não mais líquido. Sendo assim, mesmo que ocorra uma ruptura traumática da prótese o silicone não irá vazar.

Devido uma reação natural do corpo humano, uma cápsula fibrosa é formada ao redor de corpos estranhos, inclusive implantes de prótese de silicone. Desta forma essa cápsula fibrosa pode ficar dura e contrair o implante, podendo assim alterar a forma da mama. Esta reação é chamada de contratura capsula.

Os tipos de superfícies das próteses de silicone foram sendo alteradas na medida em que se tentava uma solução para minimizar os efeitos da contratura capsular. As primeiras próteses de mama de silicone fabricadas tinham a superfície lisa, neste tipo de superfície ocorre um maior índice de contratura capsular.

A partir de meados dos anos setenta surgiram as próteses de mama revestidas de espuma de poliuretano. E, finalmente, na década de 80 surgiram os implantes mais utilizados atualmente, as próteses de silicone texturizadas com o próprio silicone.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment