clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr.-fabio-cesconetto-protese-de-silicone-tem-prazo-de-validade

Prótese de silicone nos seios tem prazo de validade?

A tecnologia na confecção dos implantes vem melhorando e isso faz com sejam mais duráveis. Existem avanços tanto no processo de fabricação quanto no design do produto que melhoraram a resistência e diminuem a necessidade de trocas.

A maioria das trocas é por desejo de alguma melhora estética, muito mais do que por qualquer problema da prótese de silicone. As razões estéticas incluem aumento ou redução do tamanho da prótese e ter passado situações que podem alterar a forma da mama, como gestação e oscilação de peso, depois da cirurgia plástica. Muitas vezes, a prótese é trocada para se adequar melhor à nova condição.

Entretanto, mesmo com a maior durabilidade das próteses de silicone, há casos em que a troca é necessária por questões de saúde. A contratura capsular é o efeito colateral mais comum dos implantes de mama.

Quando a prótese de silicone é inserida no corpo, forma-se uma cápsula ao redor dela devido a uma reação normal do organismo. Entretanto, com o tempo, essa cápsula pode endurecer e causar dor e/ou um aspecto distorcido. O processo pode acontecer no pós-operatório imediato ou anos depois da cirurgia plástica. E não necessariamente ocorre nos dois seios ao mesmo tempo.

Estima-se que 4% das próteses de silicone, durante um período de 10 anos, vão desenvolver algum grau de contratura. Nem todos os casos demandam operação e troca da prótese. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento periódico com seu cirurgião plástico.

Além disso, muitas marcas já oferecem garantia vitalícia da prótese.
Isso significa que em caso de ruptura ou contratura, a prótese de silicone é substituída pela empresa que fabricou a prótese de silicone. E a paciente só precisa se preocupar com o custo da cirurgia plástica para substituir a prótese de silicone.

Já a ruptura da prótese de silicone é uma complicação mais rara, que acontece em menos de 1% das próteses de silicone, ao longo de 10 anos.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment