clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr-fabio-cesconetto-protese-de-silicone

Qual a garantia de uma prótese de silicone de qualidade?

Para conseguir a aprovação da Anvisa, primeiro a prótese de silicone passa por uma série de testes realizados pelo Inmetro. Então, para chegar ao mercado é necessário que o implante seja resistente, capaz de não se romper em condições normais de uso; seja feito com o material estabelecido e completamente isento de substâncias tóxicas (cádmio, chumbo ou mercúrio).

Nesse ponto, vale a pena falarmos um pouco sobre o material de que é feita a prótese de silicone. Ela é composta pelas melhores substâncias possíveis para essa finalidade: o gel de alta coesão e o elastômero de silicone. Essas substâncias, além de não serem tóxicas, têm a resistência necessária para garantir toda segurança à paciente. Elas são completamente diferentes do silicone industrial.

Um laboratório credenciado pelo Inmetro é responsável pela fiscalização. Dessa forma, ele visita a fábrica e avalia o processo de produção. Além disso, o laboratório coleta próteses tanto na fábrica quanto no comércio. Assim, ele usa essas amostras para realizar testes de resistência e composição. O fabricante também precisa enviar amostras de cada lote, que serão igualmente testados pelos especialistas.

Cada país tem suas próprias regras para a comercialização de produtos que podem afetar a saúde da população, como alimentos, remédios e equipamentos, por exemplo. A prótese de silicone também está nessa categoria.

No Brasil, quem faz esse papel é a Anvisa. Por isso, desde 2012 essa agência criou uma norma que estabelece requisitos para a qualidade das próteses de silicone. Para fabricá-las, o fornecedor precisa se adequar a essas regras.

A Anvisa só autoriza a comercialização dos produtos aprovados nos testes do Inmetro. Assim, os implantes seguros recebem uma certificação. No Brasil, as clínicas são impedidas de oferecer esse tipo de produto sem o certificado da Anvisa.

Portanto, se a Anvisa suspender uma marca ou modelo de prótese de silicone, seja temporariamente ou definitivamente, imediatamente a comercialização dela é interrompida.
Dessa forma, você pode ter certeza de que a prótese de silicone que chegou às suas mãos tem sua qualidade e segurança garantidas.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment