CLINICA-DE-CIRURGIA-PLASTICA-EM-SAO-PAULO-DR-FABIO-CESCNETTO-Será-que-prótese-de-silicone-causa-estrias

Será que prótese de silicone causa estrias?

Quando a prótese de silicone é colocada nas mamas, ela provoca uma distensão de todos os tecidos mamários, inclusive a pele das mamas. Sempre que a pele é distendida, ela pode sofrer um rompimento das camadas mais profundas, originando as estrias.

E, quanto maior a distensão da pele, maior a probabilidade de surgimento de estrias. Então, é fato que próteses de silicone muito grandes para o corpo da paciente resultarão em maiores chances de desenvolvimento de estrias no pós-operatório.

Entretanto, as estrias podem surgir após a colocação de qualquer tamanho de prótese de silicone, porque a capacidade de tolerar a distensão da pele é uma característica individual de cada paciente, não sendo previsível se a paciente terá ou não estrias na mama após colocar prótese de silicone.

O que o cirurgião plástico pode fazer a respeito é avaliar muito bem o biótipo da paciente e indicar a colocação de próteses de silicone que sejam adequadas às mamas da paciente para produzir um resultado bonito sem exagerar no tamanho (maior fator de risco para surgimento de estrias), com o intuito de diminuir a chance de as estrias aparecerem, embora o risco nunca possa ser totalmente eliminado.

Atualmente, existem próteses inteligentes e materiais de qualidade que se adaptam com a forma de cada mulher, deixando o implante nas mamas com um aspecto natural e menores chances de estrias.

No entanto, este procedimento deve ser feito com um cirurgião plástico de confiança, experiente, que seja integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que possa auxiliar a paciente o melhor tamanho e formato certo para o seu biotipo e diminuir a hipótese das estrias.

Além dos cuidados pós-operatórios, você pode fazer algumas coisas no seu dia a dia para evitar estrias não só nas mamas, mas em outras partes do corpo. As dicas são simples:

– Beba bastante água;
– Hidrate a sua pele todos os dias com um bom creme;
– Utilize protetor solar com frequência para proteger a pele;
– Tenha uma alimentação balanceada para evitar o “efeito sanfona”;
– Pratique atividades físicas.