Gigantomastia: é possível redução para mamas de grande volume?

Embora a maioria das mulheres recorra à cirurgia plástica de aumento mamário, há muitas mulheres que reduzem o volume das mamas por razões de saúde e até psicológicas.

A mulher procura reduzir o tamanho mamário por razões de ordem física, estética e psicológica. Mamas de grande volume contribuem com limitação na prática de exercício físico, constrangimento social e dificuldade na escolha de indumentárias (trajes) são outros aspetos de relevo, descritos por estas pacientres.

O tamanho e a forma da mama, bem como a magnitude da redução que a paciente deseja são fatores essenciais, que ajudam o cirurgião plástico a determinar qual a técnica que melhor se adequa a cada paciente.

Outra opção menos comum, e que é apropriada para um grupo restrito de pacientes, é associar a lipoaspiração com a gigantomastia. Mas todos estes aspetos são muito individuais e cada caso é detalhadamente discutido entre a paciente e o cirurgião plástico.

O processo cicatricial ocorre segundo etapas bem definidas e conhecidas. Contudo, existe um conjunto de fatores e características que podem interferir na cicatrização. Assim, é importante que não fume pois o tabaco interfere com a cicatrização. Se for fumante, deve parar no mínimo seis semanas antes da intervenção, até no mínimo, quatro a seis semanas após a mesma.

A utilização de vestuário compressivo (soutien especifico para o pós-operatório da mamoplastia de redução) e a realização de drenagens linfáticas manuais, por profissionais experientes e vocacionados para o acompanhamento pós-operatório deste tipo de intervenção, são outros aspetos essenciais para um melhor resultado.

É perfeitamente normal que a mobilidade esteja condicionada nos membros superiores (braços), mas de forma nenhuma está impedida de andar. Estar em permanente repouso no leito não é de todo aconselhado. O mais importante é o cuidado na mobilização dos braços: o cotovelo não pode ultrapassar a altura do ombro.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment