Toxina Botulínica

“O produto é aplicado no músculo e provoca o relaxamento da região”

A toxina botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. O produto é aplicado no músculo e provoca o relaxamento da região. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é um preenchimento facial com o uso de ácido hialurônico, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Com o passar do tempo essa contração dos músculos geram vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da pressão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

Quando injetada, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. “Esse bloqueio é temporário, pois o organismo absorve o produto com o passar do tempo, sendo necessário a manutenção periodicamente”, esclarece o Dr. Fábio Cesconetto.

É possível retornar as atividades normais logo após a aplicação da toxina botulínica, mas esforços físicos devem ser evitados. Além disso, não se deve massagear área tratada nem deitar-se nas 4 horas seguintes ao procedimento, para não ocorrer o deslocamento do produto.

Efeitos como vermelhidão, inchaços, hematomas e dormência, poderão ser notados no locais aplicados. Dor de cabeça também é um possível efeito colateral. Tudo temporário.

“Em alguns dias o resultado final será notado e é indicado um retorno no cirurgião plástico em 15 dias”, sugere o Dr. Cesconetto.

Deixe seu comentário