clinica-de-cirurgia-plastica-em-sao-paulo-dr.-fabi-cesconetto-toxina-botulinica-e-acido-hialuronico

Toxina botulínica ou preenchimento com ácido hialurônico?

Dentre as técnicas que conseguem amenizar as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais até as mais profundas, estão a toxina botulínica e o preenchimento facial. No preenchimento facial, substâncias são injetadas na pele para preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto. O procedimento é seguramente realizado em consultório médico.

Já a toxina botulínica atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. A toxina botulínica é aplicada na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 10 minutos e a paciente está liberada para voltar às atividades habituais na mesma hora. O resultado é percebido após as primeiras 48 horas e pode perdurar por até oito meses.

A toxina botulínica é muito indicada no tratamento dos famosos “pés de galinha”. Quando sorrimos ou ficamos expostos à claridade, é bastante comum contrairmos os músculos do rosto, em maior ou menor grau, com o passar dos anos estas rugas podem tornar-se permanentes e formar os temidos pés de galinha.

A substância é aplicada na lateral dos olhos através da injeção do produto em alguns pontos. Age paralisando a musculatura neste ponto, evitando a contração desta região e abrindo a lateral dos olhos.

Com o passar do tempo, principalmente devido à idade, as sobrancelhas tendem a cair geralmente por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. Para levantar o olhar, tanto a toxina botulínica, quanto o preenchimento facial podem ser usados. Porém, o mais comum é o emprego da primeira substância, porque os movimentos são feitos pelo músculo e ele pode mudar a posição da sobrancelha, relaxando os mesmos.

Linhas de expressão na testa são as conhecidas marcas de rugas, ou seja, elas ocorrem quando é feito o movimento muscular. Pessoas jovens de qualquer idade podem apresentar tais marcas.

Quando em estado inicial, só aparecem quando franzimos a testa. O mais indicado é a aplicação de toxina botulínica já que o objetivo é amenizar as rugas. Já nos casos de rugas mais acentuadas, indica-se o preenchimento facial, uma vez que as rugas já estão formadas e acentuadas.

Para amenizar olhares profundos e olheiras, o preenchimento facial é o procedimento mais indicado porque o objetivo é elevar esta região mais profunda, minimizando as olheiras

As rugas perilabiais, mais conhecida como “código de barras”, que aparecem acima dos lábios surgem principalmente por causa dos constantes movimentos na região dos lábios e se agravam com o avanço da idade já que a pele vai perdendo a elasticidade.

O tratamento mais indicado é o preenchimento facial, pois nesta área estão os músculos do sorriso e a toxina botulínica não é indicada, pois paralisa estes músculos. A substância é injetada diretamente nos sulcos, que são preenchidos. Essas rugas voltam a ter o mesmo alinhamento do resto da pele.

O preenchimento facial também pode ser feito nos lábios para criar uma aparência mais jovem ou nos sulcos das bochechas para reduzir uma aparência esquelética.

Normalmente, o bigode chinês ocorre pela perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se decompor com o passar dos anos. O preenchimento facial é mais indicado, a toxina botulínica deve ser evitada em casos em que os músculos interferem no movimento da boca. Como se trata de uma dobra e não de um músculo, o ideal é fazer o preenchimento. A substância é injetada abaixo da superfície da pele, elevando o sulco e deixando a área sem marcas novamente.

Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Cirurgião Plástico Dr. Fabio Cesconetto | CRM 77757
(11) 94545.4212 | (11) 3253.7831 | (11) 3288.4744
Segunda a Sexta 12 às 21 horas
Alameda Santos, 211 Cj. 1611 | Jardim Paulista | SP
(Paralela Av. Paulista | Próximo Estação de Metrô Brigadeiro)

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment